Conferencista Edimilson Garcia

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

ESTUDOS BIBLICOS PARA EDIFICAÇÃO ESPIRITUAL

OS MORTOS SEM JESUS CRISTO VÃO RESSUSCITAR

A ressurreição é a Graça do Senhor Jesus.

RESSURREIÇÃO: Ato de voltar à vida após ter morrido. É aplicável tanto a justos quanto a ímpios. (Daniel - 12:2) E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno.(predito, profetizado - o que Deus predestinou a todos em Gênesis – 3: 15, no futuro, a “Graça,” a Obra do Messias na terra)

A salvação e ressurreição de JESUS (Mateus - 28.1-10), junto com a sua morte, é considerada essencial para a salvação do crente - a libertação da pena de morte, (Romanos - 4.25) a garantia da nossa ressurreição. (1Co. 15.12-19,22).

GRAÇA: Favor imerecido, benefício não obtido por Obras, mas bondade recebida gratuitamente. O dom maravilhoso de DEUS, perdão dos pecados e capacidade de viver com dignidade no presente e com esperança para o futuro. Todos irão ressuscitar, uns para vida eterna, e outros para o desprezo eterno.(Apocalipse -2: 11–20:6–20:14)

Apocalipse - 21:8 – Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.

Dois caminhos para escolher, crer e obedecer e, viver em Cristo ou viver por si mesmo na incredulidade de seu coração, recebendo a segunda pena de morte, separação eterna de Deus, e morar eternamente no lago de sofrimento eterno. Que é a segunda morte.

Para quem crê em Cristo, a morte física não é um fim trágico. Pelo contrário, é a entrada para a vida eterna e abundante que é a comunhão com Deus.

VIVERÁ: refere-se à ressurreição, nunca morrerá. Significa que os seres humanos terão um com corpo imortal e incorruptível que não poderá morrer nunca mais. A vida da alma terá um corpo espiritual (igual dos anjos, tanto para a vida com Deus, ou para receber a condenação).

Jesus chorou… em ver o fim de um corpo humano que pela doença, foi corrompido pela morte ” apodrecido“- do seu amigo Lázaro. (João - 11: 35)

Há dois sentidos do ato de corrupção.

Primeiro: corruptível: O de pecar novamente contra Deus, depois de ouvir a Palavra da verdade.

Segundo: corruptível: ato de apodrecimento pela doença física.

Apodrecimento (Salmos - 16. 9,10) não deixará ver a morte, ou sentir a morte.

A corrupção do corpo: da carne e o sangue, não serão incorruptíveis, ela terá seu fim; “morrer fisicamente, apodrecer, tornar ao pó da terra” e ressuscitar espiritualmente.

INCORRUPTÍVEL: neste estudo - qualidade de não morrer espiritualmente “Vida Eterna”.

I Corintios - 15:49 à 53. E, assim como trouxemos a imagem do terreno “físico”, assim traremos também a imagem do celestial, “espiritual”. E agora digo isto, irmãos: que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdarem a incorrupção. (Aqui está se referindo aquele que destrói,que mata o corpo físico).

Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormirão, mas todos serão transformados; Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis,( num novo corpo, na ressurreição, um corpo espiritual que não morrem mais). Os que vivem em Cristo, serão transformados. ( “arrebatados” porque não verão a morte física). Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade. (transformados: num corpo espiritual para viver com Ele)

Paulo está revelando o mistério à igreja de Coríntios, por causa disso, sofriam com medo da morte, não tinham esperança. Muitos não acreditavam na ressurreição dos mortos pela fé em Jesus Cristo o que ressuscitou primeiros dentre os mortos. Estavam dando ouvidos aos incrédulos que estavam no meio deles.

Vigiai para que não entreis em tentação – (“duvidar” da Graça da salvação em Deus) - e, cair neste pecado novamente como Adão e Eva caíram. Duvidaram do seu Criador).

A incredulidade nos afastam de Deus, não temos esperança em Cristo e com isso, caímos na tentação do pecado do diabo. Ele veio matar roubar e destruir a alma do ser humano. Assim como tentou Cristo no deserto procurando fazê-lo desistir do ato que estava predestinado a fazer para salvar a vida e a alma dos seres humanos, assim fará com que os homens não creiam no seu sacrifício na cruz e nem na sua ressurreição e redenção.

Nós temos a Salvação em Cristo: cremos que vamos ressuscitar após a morte, para viver eternamente com Cristo. Nós que temos uma aliança, temos-O como Senhor de nossas vidas, vivemos para Ele, e por Ele são todas as coisas que fazemos nesta vida terrena, e, no futuro também.

Muitos que não acreditaram em Cristo, como Filho de Deus, e são contra Ele, vão ressuscitar também, porque a salvação para a ressurreição é de Graça. Mas serão julgados, e condenados porque não creram n’Ele. Por si mesmos receberão sua segunda pena de morte, que é a eterna separação de Deus.

Jesus voltará como Juíz, para fazer justiça daqueles que não quiseram nada com Ele.

Salvação: é a libertação da pena da morte espiritual.

“Faculdade para que cada pessoa possa pensar, decidir e agir por si, sem coerção ou constrangimento, dentro do limite das leis estabelecidas.

A libertação tem três aspectos:

Físico pela Lei: Os israelitas que se tornassem escravos de outros israelitas (Levítico - 25.39) deviam ser libertados no ANO DO JUBILEU (Levítico - 25.8-17).

Espiritual: esta foi profetizada no Antigo Testamento (Isaías. 61.1) e cumprida em Cristo (Lucas - 4.18). Através da obra de Cristo, aquele que crê é libertado do poder de Satanás (Atos - 26.18), do pecado (João - 1.29; Romanos - 6-7), da morte, da condenação, do medo (Romanos. 8.) e da Lei (Gálatas - 3).

Moral: Libertos, de todos os poderes do opressor, o cristão vive a liberdade no serviço ao próximo, em amor. (Romanos - 14:1- I Coríntios - 8: 10).” O mandamento é este, de adorar a Deus em espírito e em verdade de todo o coração e, amar ao seu próximo como a si mesmo.
Que Deus abençoe a todos!!
POR. HIPOLITO CESAR
Postar um comentário