Conferencista Edimilson Garcia

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

A FELICIDADE DO PERDÃO Salmo 32.1-7


Introdução:
A felicidade tem sido procurada ardentemente pelos povos de todos os tempos. Alguns procuram-na no dinheiro, na riqueza; outros, na fama. Muitos tentam encontrá-la no casamento, na família, e assim por diante. A Bíblia,  a Palavra de Deus, revela onde com certeza podemos encontrar a felicidade.
I – A fonte da felicidade
     1. Bem-aventurado (feliz) o que é perdoado, vv. 1-2
     2. O Senhor dá o perdão, Daniel 9.9; Efésios 1.7; Atos 5.31
     3. Autoridade para perdoar, Mateus 9.6
     4. Bom ânimo ao perdoado, Mateus 9.2
II – O Caminho para a felicidade
1. Não se calar acerca do pecado, vv. 3-4; Romanos 2.9
2. Confessar o pecado, v.5; Provérbios 28.13
3. Deixar o caminho do ímpio, Isaías 55.7-8
III – Como achar a felicidade
1. Pedir a Deus (orará a ti), v. 6
2. A tempo de poder achá-lo, v. 6; Isaías 55.6
3. No Senhor. “Tu és”, v. 7; Atos 10.43
4. Através da fé, Atos 15.9; Lucas 7.48-50
Conclusão:
A verdadeira felicidade está na fonte do perdão, Jesus.
TEXTOS EXTRAÍDOS DA BÍBLIA SAGRADA - NVI

Salmo 32
1  Bem-aventurado aquele cuja iniqüidade é perdoada, cujo pecado é coberto.
2  Bem-aventurado o homem a quem o SENHOR não atribui iniqüidade e em cujo espírito não há dolo.
3  Enquanto calei os meus pecados, envelheceram os meus ossos pelos meus constantes gemidos todo o dia.
4  Porque a tua mão pesava dia e noite sobre mim, e o meu vigor se tornou em sequidão de estio.
5  Confessei-te o meu pecado e a minha iniqüidade não mais ocultei. Disse: confessarei ao SENHOR as minhas transgressões; e tu perdoaste a iniqüidade do meu pecado.
6  Sendo assim, todo homem piedoso te fará súplicas em tempo de poder encontrar-te. Com efeito, quando transbordarem muitas águas, não o atingirão.
7  Tu és o meu esconderijo; tu me preservas da tribulação e me cercas de alegres cantos de livramento.
Daniel 9
9  Ao Senhor, nosso Deus, pertence a misericórdia e o perdão, pois nos temos rebelado contra ele
Efésios 1
7  no qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça,
Atos 5
31  Deus, porém, com a sua destra, o exaltou a Príncipe e Salvador, a fim de conceder a Israel o arrependimento e a remissão de pecados.
Mateus 9
2  E eis que lhe trouxeram um paralítico deitado num leito. Vendo-lhes a fé, Jesus disse ao paralítico: Tem bom ânimo, filho; estão perdoados os teus pecados.
6  Ora, para que saibais que o Filho do Homem tem sobre a terra autoridade para perdoar pecados—disse, então, ao paralítico: Levanta-te, toma o teu leito e vai para tua casa.
Romanos 2
9  Tribulação e angústia virão sobre a alma de qualquer homem que faz o mal, ao judeu primeiro e também ao grego;
Provérbios 28
13  O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia.
Isaías 55
6  Buscai o SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.
7  Deixe o perverso o seu caminho, o iníquo, os seus pensamentos; converta-se ao SENHOR, que se compadecerá dele, e volte-se para o nosso Deus, porque é rico em perdoar.
8  Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o SENHOR,
Atos 10
43  Dele todos os profetas dão testemunho de que, por meio de seu nome, todo aquele que nele crê recebe remissão de pecados.
Atos 15
9  E não estabeleceu distinção alguma entre nós e eles, purificando-lhes pela fé o coração.
Lucas 7
48  Então, disse à mulher: Perdoados são os teus pecados.
49  Os que estavam com ele à mesa começaram a dizer entre si: Quem é este que até perdoa pecados?
50  Mas Jesus disse à mulher: A tua fé te salvou; vai-te em paz.

Postar um comentário