Conferencista Edimilson Garcia

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

LIVRAMENTO PELO SANGUE Hebreus 9.22; 10.29-31



Introdução:
O eterno propósito de Deus, de salvar o homem, vem desde a fundação do mundo, Apocalipse 3.8. Na sua onisciência ele anteviu a queda do homem e destinou Jesus, nossa Justiça (Jeremias 23.6), para morrer e satisfazer à justa exigência da justiça divina, cumprindo a sentença que os nossos pecados mereciam. O sangue de Jesus Cristo nos garante livramento, proteção e vitória. A rejeição deste precioso sangue resulta em castigo. Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo!
I - Efeitos indiretos ou imediatos do sangue de Jesus
  1. Nas veste de Adão e Eva, Gênesis 3.21
  2. Na porta da casa dos Israelitas, Êxodo 12. 7,13 e 22
  3. Na casa de Raabe (cordão e escarlate), Josué 2.18
  4. Nas vestes do sacerdote, Êxodo 29.20-21
II - Efeitos diretos ou imediatos do sangue de Jesus
1. Remissão e Justificação, Romanos 5.9
2. Purificação e Remissão, Tito 2.14 e 1 João 1.7
3. Resgate e mudança de atitude, 1 Pedro 1.18-19
4. Salvação, Apocalipse 5.9; 22.14; Tito 3.5
5. Armamento contra satanás, Apocalipse 12.11
6. Abertura do caminho (o véu rasgado), Hebreus 10.19 e 20
7. Remédio único para apagar pecados, Hebreus 9.22
III - Efeitos da rejeição do sangue de Jesus, Hebreus 10.29-31
  1. Calcar o Filho de Deus (buscar outro meio)
  2. Considerar como imundo o divino sangue – profanar (não dá a ele o devido valor)
Conclusão:
Jesus pagou alto preço por nossa liberdade. O seu sangue já se derramou no Calvário a fim de proporcionar-nos o livramento seguro, pleno e o eterno, desde que não haja rejeição da nossa parte.

TEXTOS EXTRAÍDOS DA BÍBLIA SAGRADA - NVI

Hebreus  9
22 Com efeito, quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e, sem derramamento de sangue, não há remissão.
Hebreus 10
29 De quanto mais severo castigo julgais vós será considerado digno aquele que calcou aos pés o Filho de Deus, e profanou o sangue da aliança com o qual foi santificado, e ultrajou o Espírito da graça?
30 Ora, nós conhecemos aquele que disse: A mim pertence a vingança; eu retribuirei. E outra vez: O Senhor julgará o seu povo.
31 Horrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo.
Jeremias 23
6 Nos seus dias, Judá será salvo, e Israel habitará seguro; será este o seu nome, com que será chamado: SENHOR, Justiça Nossa.
Gênesis 3
21 Fez o SENHOR Deus vestimenta de peles para Adão e sua mulher e os vestiu.
Êxodo 12
7 Tomarão do sangue e o porão em ambas as ombreiras e na verga da porta, nas casas em que o comerem;
13 O sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes; quando eu vir o sangue, passarei por vós, e não haverá entre vós praga destruidora, quando eu ferir a terra do Egito.
22 Tomai um molho de hissopo, molhai-o no sangue que estiver na bacia e marcai a verga da porta e suas ombreiras com o sangue que estiver na bacia; nenhum de vós saia da porta da sua casa até pela manhã.
Êxodo 29
20 Imolarás o carneiro, e tomarás do seu sangue, e o porás sobre a ponta da orelha direita de Arão e sobre a ponta da orelha direita de seus filhos, como também sobre o polegar da sua mão direita e sobre o polegar do seu pé direito; o restante do sangue jogarás sobre o altar ao redor.
21 Tomarás, então, do sangue sobre o altar e do óleo da unção e os aspergirás sobre Arão e suas vestes e sobre seus filhos e as vestes de seus filhos com ele; para que ele seja santificado, e as suas vestes, e também seus filhos e as vestes de seus filhos com ele.
Josué 2
18 se, vindo nós à terra, não atares este cordão de fio de escarlata à janela por onde nos fizeste descer; e se não recolheres em casa contigo teu pai, e tua mãe, e teus irmãos, e a toda a família de teu pai.
Romanos 5
9 Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira.
Tito 2
14 o qual a si mesmo se deu por nós, a fim de remir-nos de toda iniqüidade e purificar, para si mesmo, um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras.
1 João 1
7 Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.
1 Pedro 1
18 sabendo que não foi mediante coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vossos pais vos legaram,
19 mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo,
Apocalipse 5
9 e entoavam novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro e de abrir-lhe os selos, porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus os que procedem de toda tribo, língua, povo e nação
Apocalipse 22
14 Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras [no sangue do Cordeiro], para que lhes assista o direito à árvore da vida, e entrem na cidade pelas portas.
Tito 3
5 não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo,
Apocalipse 12
11 Eles, pois, o venceram por causa do sangue do Cordeiro e por causa da palavra do testemunho que deram e, mesmo em face da morte, não amaram a própria vida.
Hebreus 10
19 Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus,
20 pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne,

Postar um comentário