Conferencista Edimilson Garcia

sábado, 29 de janeiro de 2011


VIDEIRA, RAMOS E CINZAS
João 15:1-6
Introdução:
No terreno espiritual vislumbrado por Jesus em João 15, há uma única planta: a videira. E esta, com sua raiz de Jessé bem firmada, ergue-se altaneira e bela! Jesus é a videira verdadeira, que garante a vida eterna aos ramos, e seu Pai é o lavrador que | dá o devido destino aos ramos infrutíferos, reduzindo-os a cinzas.
I- A videira
1. Ele é a videira verdadeira, v. l
2. Sem ele nada podemos fazer, v. 5; Efésios 1:22-23
3. Permanecendo nele podemos dar frutos, v. 4
4. Quem se alimenta de Jesus, vive por ele, João 6:57
5. Ele é a nossa suficiência, 2 Coríntios 3:4-5; Colossenses 3:11
II- Os ramos
1. Somos nós, v. 5
2. Nada podemos produzir por nós mesmos, v. 4
3. Se damos frutos, somos limpos, v. 2
4. Somos limpos pela Palavra, v. 3
5. Damos muito fruto quando permanecemos nele e ele em nós; v. 5; l Pedro 1:23; 2 João 2;    1 João 2:24-25
III- As cinzas, v. 6
1. Quem não permanece nele é lançado fora, João 5:38-40; 8:31
2. Seca, l Pedro 1:24-25
3. Apanhado, lançado ao fogo e queimado, João 10:10; l João 5:19; Apocalipse 20:15.
Conclusão:
Os ramos (fiéis) devem permanecer ligados à videira (Jesus), a fim de receber a vida eterna, frutificar e evitar a destruição, pelo fogo e a morte eterna.
    
TEXTOS EXTRAÍDOS DA BÍBLIA SAGRADA - NVI

João 15
1 “Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor.
2 Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele corta; e todo que dá fruto ele poda, para que dê mais fruto ainda.
3 Vocês já estão limpos, pela palavra que lhes tenho falado.
4 Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto, se não permanecerem em mim.
5 “Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dará muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma.
6 Se alguém não permanecer em mim, será como o ramo que é jogado fora e seca. Tais ramos são apanhados, lançados ao fogo e queimados.
Efésios 1
22 Deus colocou todas as coisas debaixo de seus pés e o designou cabeça de todas as coisas para a igreja,
23 que é o seu corpo, a plenitude daquele que enche todas as coisas, em toda e qualquer circunstância.
João 6
57 Da mesma forma como o Pai que vive me enviou e eu vivo por causa do Pai, assim aquele que se alimenta de mim viverá por minha causa.
2 Coríntios 3
4 Tal é a confiança que temos diante de Deus, por meio de Cristo.
5 Não que possamos reivindicar qualquer coisa com base em nossos próprios méritos, mas a nossa capacidade vem de Deus.
Colossenses 3
11 Nessa nova vida já não há diferença entre grego e judeu, circunciso e incircunciso, bárbaro e cita, escravo e livre, mas Cristo é tudo e está em todos.
1 Pedro 1
23 Vocês foram regenerados, não de uma semente perecível, mas imperecível, por meio da palavra de Deus, viva e permanente.
2 João
2 por causa da verdade que permanece em nós e estará conosco para sempre.
1 João 2
24 Quanto a vocês, cuidem para que aquilo que ouviram desde o princípio permaneça em vocês. Se o que ouviram desde o princípio permanecer em vocês, vocês também permanecerão no Filho e no Pai.
25 E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna.
João 5
38 nem a sua palavra habita em vocês, pois não crêem naquele que ele enviou.
39 Vocês estudam cuidadosamente as Escrituras, porque pensam que nelas vocês têm a vida eterna. E são as Escrituras que testemunham a meu respeito;
40 contudo, vocês não querem vir a mim para terem vida.
João 8
31 Disse Jesus aos judeus que haviam crido nele: “Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos.
1 Pedro 1
24 Pois “toda a humanidade é como a relva, e toda a sua glória, como a flor da relva; a relva murcha e cai a sua flor,
25 mas a palavra do Senhor permanece para sempre”d.Essa é a palavra que lhes foi anunciada.
João 10
10 O ladrão vem apenas para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente.
1 João 5
19 Sabemos que somos de Deus e que o mundo todo está sob o poder do Maligno.
Apocalipse 20
15 Aqueles cujos nomes não foram encontrados no livro da vida foram lançados no lago de fogo.


Postar um comentário