Conferencista Edimilson Garcia

sábado, 29 de janeiro de 2011


GRANDE, PEQUENOS E DESTITUÍDOS
Salmo 62:5-12
Introdução:
Nas organizações humanas há governantes e governados, patrões e empregados, comandantes e comandadas, médicos e pacientes, professores e alunos, etc. Deus, porém, não vê o ser humano dessa maneira.
I. Pequenos
1. Reconhecem a sua pequenez, v. 6; Mateus 5:3;
João 3:1-2; 4:15.
2. Confiam no Senhor e derramam o coração perante ele, vv. 8 e 10
3. Esperam somente em Deus e reconhecem-no como a sua esperança, segurança, salvação, defesa, glória e refúgio, vv. 5 e 7
II. Destituídos
1. Pessoas simples (plebeus) = vaidade, v. 9
2. Pessoas elevadas (fina estirpe) = falsidade, v. 9
3. Ambos são leves, v. 9; Atos 10:34-35
4. Todos pecaram. Romanos 3:23
III. Só Deus é grande
1. Somente a ele pertence o poder, v, 11; Mateus 28:18
2. A ele pertence a graça, v. 12
3. Dele depende a nossa salvação, v. 7
4. Ele é para sempre, v. 8; Colossenses 3:11
5. Ele é grande, só ele é Deus, Salmo 86:10
6. Embora mui grande, a ninguém despreza, Jó 36:5
Conclusão:
Diante do grande Deus: Ou somos pequenos ou destituídos. Qual é a sua situação?
    
TEXTOS EXTRAÍDOS DA BÍBLIA SAGRADA - NVI

Salmos 62
5 Descanse somente em Deus, ó minha alma; dele vem a minha esperança.
6 Somente ele é a rocha que me salva; ele é a minha torre alta! Não serei abalado!
7 A minha salvação e a minha honra de Deus dependem; ele é a minha rocha firme, o meu refúgio.
8 Pausa][Confie nele em todos os momentos, ó povo; derrame diante dele o coração, pois ele é o nosso refúgio. [Pausa]
9 Os homens de origem humilde não passam de um sopro, os de origem importante não passam de mentira; pesados na balança, juntos não chegam ao peso de um sopro.
10 Não confiem na extorsão, nem ponham a esperança em bens roubados; se as suas riquezas aumentam, não ponham nelas  o coração.
11 Uma vez Deus falou, duas vezes eu ouvi, que o poder pertence a Deus.
12 Contigo também, Senhor, está a fidelidade. É certo que retribuirás a cada um conforme o seu procedimento.
Mateus 5
3 “Bem-aventurados os pobres em espírito, pois deles é o Reino dos céus.
João 3
1 Havia um fariseu chamado Nicodemos, uma autoridade entre os judeus.
2 Ele veio a Jesus, à noite, e disse: “Mestre, sabemos que ensinas da parte de Deus, pois ninguém pode realizar os sinais miraculosos que estás fazendo, se Deus não estiver com ele”.
João 4
15 A mulher lhe disse: “Senhor, dê-me dessa água, para que eu não tenha mais sede, nem precise voltar aqui para tirar água”.
Atos 10
34 Então Pedro começou a falar: “Agora percebo verdadeiramente que Deus não trata as pessoas com parcialidade,
35 mas de todas as nações aceita todo aquele que o teme e faz o que é justo.
Romanos 3
23 pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus,
Mateus 28
18 Então, Jesus aproximou-se deles e disse: “Foi-me dada toda a autoridade nos céus e na terra.
Colossenses 3
11 Nessa nova vida já não há diferença entre grego e judeu, circunciso e incircunciso, bárbaro e cita, escravo e livre, mas Cristo é tudo e está em todos.
Salmos 86
10 Pois tu és grande e realizas feitos maravilhosos; só tu és Deus!
Jó 36
5 “Deus é poderoso, mas não despreza os homens; é poderoso e firme em seu propósito.


Postar um comentário