Conferencista Edimilson Garcia

sábado, 29 de janeiro de 2011

UM CORAÇÃO NOVO Ezequiel 36.25-27


Introdução
Já se tem feito muitos transplantes de coração em todo mundo. O Dr. Christian Barnard, da África do Sul, foi o primeiro médico a realizar transplante cardíaco no mundo, e o Dr. Zerbini foi o primeiro brasileiro a realizar esta cirurgia. Enquanto os médicos substituem o coração velho por outro coração velho, Jesus, o Médico dos médicos, substitui o coração de pedra por um coração novo.
I – Dois tipos de coração, v. 26
     1. O Coração de pedra
         A. É perverso e incrédulo, Hebreus 3.12
         B. É enganoso e corrupto, Jeremias 17.9
         C. É sujo, Tiago 4.8
         D. É duro, Efésios 4.18
         E. Deleita-se nos prazeres mundanos, Tiago 5.5 e 2 Timóteo 3.4
         F. Está longe de Deus, Mateus 15.8
     2. O Coração novo
         A. Recebeu água pura, v.25; João 4.14
         B. Foi purificado, v. 25; Atos 15.9
         C. Tem o Espírito de Deus, v. 27; 1 Coríntios 3.16
II – A troca do coração
1. Ele pede o nosso coração de pedra, Provérbios 23.26
2. Ele tira o nosso coração de pedra, v. 26
3. Ele nos dá um coração novo, v. 26
Conclusão:
Deus quer dar a todos, indistintamente, um coração novo em substituição ao coração de pedra. Muitos não ouvem a voz do Espírito Santo e não se rendem porque o coração é duro. Não endureçais o vosso coração, Hebreus 3.15.
  
TEXTOS EXTRAÍDOS DA BÍBLIA SAGRADA - NVI

Ezequiel 36
25 Aspergirei água pura sobre vocês e ficarão puros; eu os purificarei de todas as suas impurezas e de todos os seus ídolos.
26 Darei a vocês um coração novo e porei um espírito novo em vocês; tirarei de vocês o coração de pedra e lhes darei um coração de carne.
27 Porei o meu Espírito em vocês e os levarei a agirem segundo os meus decretos e a obedecerem fielmente às minhas leis.
Hebreus 3
12 Cuidado, irmãos, para que nenhum de vocês tenha coração perverso e incrédulo, que se afaste do Deus vivo.
Jeremias 17
9 O coração é mais enganoso que qualquer outra coisa e sua doença é incurável.Quem é capaz de compreendê-lo?
Tiago 4
8 Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês! Pecadores, limpem as mãos, e vocês, que têm a mente dividida, purifiquem o coração.
Efésios 4
18 Eles estão obscurecidos no entendimento e separados da vida de Deus por causa da ignorância em que estão, devido ao endurecimento do seu coração.
Tiago 5
5 Vocês viveram luxuosamente na terra, desfrutando prazeres, e fartaram-se de comida em dia de abate.
2 Timóteo 3
4 traidores, precipitados, soberbos, mais amantes dos prazeres do que amigos de Deus,
Mateus 15
8 “ ‘Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim.
João 4
14 mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Ao contrário, a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna”.
Atos 15
9 Ele não fez distinção alguma entre nós e eles, visto que purificou os seus corações pela fé.
1 Coríntios 3
16 Vocês não sabem que são santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vocês?
Provérbios 23
26 Meu filho, dê-me o seu coração;mantenha os seus olhos em meus caminhos,
Hebreus 3
15 Por isso é que se diz: “Se hoje vocês ouvirem a sua voz, não endureçam o coração,como na rebelião”.

Postar um comentário