Conferencista Edimilson Garcia

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011


JESUS, SENHOR E CRISTO
Filipenses 2:5-13
Introdução
"Senhor", na língua grega, "Kurios", equivale a Jeová. Para os judeus, portanto, o termo "Senhor" unido ao nome de Jesus indicava claramente o atributo da sua divindade. Se Jesus é o nosso Salvador, deve ser também o nosso Senhor, não como simples declaração, mas como superior regra de vida. Senhorio = Governo = Domínio = Reino
I. Jesus é Senhor porque é divino
1. Sua divindade foi afirmada, v. 6
2. Sua divindade foi anunciada pelo anjo, Lucas 2:11
3. Sua divindade é desde o principio, João 1:1
4. Sua divindade foi reconhecida pêlos discípulos, João 20:28
5. Sua divindade é eterna, Romanos 9:5
II. Jesus é Senhor por merecimento
1. Ele se humilhou até à morte, v. 8
2. Ele ressurgiu dentre os mortos, Atos 2:24
3. Ele foi exaltado pelo Pai, vv. 8-9
III. Jesus, como Senhor, quer realizar em nós a sua vontade
1. Ele merece a nossa obediência porque nos redimiu.
2. Ele merece toda a nossa adoração, v. 10
3. Ele merece que o confessemos como Senhor, v. 1
Conclusão:
Não temos vontade própria, pois fomos comprados. Ele exerce domínio sobre nós. Não pertencemos mais a nós mes­mos, vv. 12-13; 2 Coríntios 5:15; Gálatas 2:20. Reconhecer a glória de Deus não é o mesmo que ser salvo, Atos 16:17-18. Um dia todo o joelho se dobrará diante de Cristo. Dobre-se de coração enquanto é tempo. Não espere o dia quando todos se dobrarão forçosamente.

TEXTOS EXTRAÍDOS DA BÍBLIA SAGRADA - NVI



Filipenses 2
5 Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus,
6 que, embora sendo Deusa, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se;
7 mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens.
8 E, sendo encontrado em forma humana,humilhou-se a si mesmo e foi obediente até a morte, e morte de cruz!
9 Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome,
10 para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra,
11 e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor,para a glória de Deus Pai.
12 Assim, meus amados, como sempre vocês obedeceram, não apenas na minha presença, porém muito mais agora na minha ausência, ponham em ação a salvação de vocês com temor e tremor,
13 pois é Deus quem efetua em vocês tanto o querer quanto o realizar, de acordo com a boa vontade dele.
Lucas 2
11 Hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor.
João 1
1 No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus.
João 20
28 Disse-lhe Tomé: “Senhor meu e Deus meu!”
Romanos 9
5 Deles são os patriarcas, e a partir deles se traça a linhagem humana de Cristo, que é Deus acima de todos, bendito para sempre!a Amém.
Atos 2
24 Mas Deus o ressuscitou dos mortos, rompendo os laços da morte, porque era impossível que a morte o retivesse.
2 Coríntios 5
15 E ele morreu por todos para que aqueles que vivem já não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.
Gálatas 2
20 Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.
Atos 16
17 Essa moça seguia a Paulo e a nós, gritando: “Estes homens são servos do Deus Altíssimo e lhes anunciam o caminho da salvação”.
18 Ela continuou fazendo isso por muitos dias. Finalmente, Paulo ficou indignado, voltou-se e disse ao espírito: “Em nome de Jesus Cristo eu lhe ordeno que saia dela!” No mesmo instante o espírito a deixou.

Postar um comentário