Conferencista Edimilson Garcia

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011


QUEM É DEUS?
Atos 17:29-31
Introdução:
A preocupação de muitas pessoas hoje é o fato de não encontrarem um deus que seja adequado às circunstâncias atuais. O deus dos contos infantis ou o do catecismo tornam-se insignificantes quando as pessoas crescem e têm de enfrentar a rida com os seus problemas. Então surgem as perguntas: Quem é Deus? Como ele é? É ele uma mente incomum? Uma força policial cósmica pronta a castigar? Um personagem distante deste mundo e desinteressado em suas criaturas? A Bíblia é a fonte do conhecimento acerca de Deus.
I. Ele é eterno
1. É o começo de tudo, Apocalipse  1:8
2. Não podemos imaginar como Deus é, v. 29
3. Não podemos materializar a Deus, apalpá-lo, pesá-lo ou medi-lo, v. 29
II. Seus atributos
1. Ele é o Criador, Gênesis 1:1; Isaías 66:1-2; Atos 7:50
2. É soberano, justo e poderoso, Salmo 97:1-9
3. Sabe tudo e ninguém pode fugir dele, Salmo 139:1-7
4. É eterno e imutável. Apocalipse 1:8; Tiago 1:17
5. É amor, l João 4:9-10
6. É juiz, 2 Timóteo 4:8
III. Sua vontade a nosso respeito
1. Quer que nos arrependamos, v. 30
2. Quer que sejamos salvos, l Timóteo 2:3-4
3. Quer que o obedeçamos, João 14:23; 8:31; Efésios 6:6; l João 2:17
4. Quer que habitemos com ele, João 17:24; 14:3
Conclusão:
A partir de hoje, qual será a sua atitude em relação a Deus?
   
TEXTOS EXTRAÍDOS DA BÍBLIA SAGRADA - NVI


Atos 17
29 “Assim, visto que somos descendência de Deus, não devemos pensar que a Divindade é semelhante a uma escultura de ouro, prata ou pedra, feita pela arte e imaginação do homem.
30 No passado Deus não levou em conta essa ignorância, mas agora ordena que todos, em todo lugar, se arrependam.
31 Pois estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo com justiça, por meio do homem que designou. E deu provas disso a todos, ressuscitando-o dentre os mortos”.
Apocalipse 1
8 “Eu sou o Alfa e o Ômega”, diz o Senhor Deus, “o que é, o que era e o que há de vir, o Todo-poderoso.”Alguém Semelhante a um Filho de Homem
Gênesis 1
1 No princípio Deus criou os céus e a terra.
Isaias 66
1 Assim diz o Senhor: “O céu é o meu trono, e a terra, o estrado dos meus pés. Que espécie de casa vocês me edificarão? É este o meu lugar de descanso?
2 Não foram as minhas mãos que fizeram todas essas coisas, e por isso vieram a existir?”, pergunta o Senhor. “A este eu estimo: ao humilde e contrito de espírito, que treme diante da minha palavra.
Atos 7
50 Não foram as minhas mãos que fizeram todas estas coisas?
Salmo 97
1 O Senhor reina! Exulte a terra e alegrem-se as regiões costeiras distantes.
2 Nuvens escuras e espessas o cercam; retidão e justiça são a base do seu trono.
3 Fogo vai adiante dele e devora os adversários ao redor.
4 Seus relâmpagos iluminam o mundo; a terra os vê e estremece.
5 Os montes se derretem como cera diante do Senhor, diante do Soberano de toda a terra.
6 Os céus proclamam a sua justiça, e todos os povos contemplam a sua glória.
7 Ficam decepcionados todos os que adoram imagens e se vangloriam de ídolos. Prostram-se diante dele todos os deuses!
8 Sião ouve e se alegra, e as cidades de Judá exultam, por causa das tuas sentenças, Senhor.
9 Pois tu, Senhor, és o Altíssimo sobre toda a terra! És exaltado muito acima de todos os deuses!
Salmo 139
1 Senhor, tu me sondas e me conheces.
2 Sabes quando me sento e quando me levanto; de longe percebes os meus pensamentos.
3 Sabes muito bem quando trabalho e quando descanso; todos os meus caminhos são bem conhecidos por ti.
4 Antes mesmo que a palavra me chegue à língua, tu já a conheces inteiramente, Senhor.
5 Tu me cercas, por trás e pela frente, e pões a tua mão sobre mim.
6 Tal conhecimento é maravilhoso demais e está além do meu alcance; é tão elevado que não o posso atingir.
7 Para onde poderia eu escapar do teu Espírito? Para onde poderia fugir da tua presença?
Tiago 1
17 Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, que não muda como sombras inconstantes.



1 João 4
9 Foi assim que Deus manifestou o seu amor entre nós: enviou o seu Filho Unigênito ao mundo, para que pudéssemos viver por meio dele.
10 Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados.
2 Timóteo 4
8 Agora me está reservada a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amam a sua vinda.
1 Timóteo 2
3 Isso é bom e agradável perante Deus, nosso Salvador,
4 que deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade.
João 14
23 Respondeu Jesus: “Se alguém me ama, obedecerá à minha palavra. Meu Pai o amará, nós viremos a ele e faremos morada nele.
João 8
31 Disse Jesus aos judeus que haviam crido nele: “Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos.
Efésios 6
6 Obedeçam-lhes, não apenas para agradá-los quando eles os observam, mas como escravos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus.
1 João 2
17 O mundo e a sua cobiça passam, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.Advertência contra os Anticristos
João 17
24 “Pai, quero que os que me deste estejam comigo onde eu estou e vejam a minha glória, a glória que me deste porque me amaste antes da criação do mundo.
João 14
3 E se eu for e lhes preparar lugar, voltarei e os levarei para mim, para que vocês estejam onde eu estiver.

Postar um comentário