Conferencista Edimilson Garcia

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011


JESUS, O ÚNICO MEDIADOR
Hebreus 9:11-15
Introdução:
As pessoas têm procurado, ao longo dos séculos, intermediários entre elas e o Criador, e muitos líderes religiosos têm surgido com o propósito de atender tais anseios espirituais. Os resultados, porém, têm sido desastrosos. A Bíblia afirma que Deus instituiu, durante a vigência da lei mosaica, sacerdotes que intermediassem entre ele e o seu povo. Mas mesmo durante a vigência da lei, o Senhor jurou que levantaria um sumo sacerdote que seria o único mediador, Salmo 110:4. Deus cumpriu a sua Palavra, enviando-nos Jesus, o Salvador do mundo. Ele é o único mediador entre Deus e os homens l Timóteo 2:5
I. Por que Jesus é o único mediador?
1. Porque é sumo sacerdote dos bens já realizados, v. 11; Salmo 2:8
2. Porque entrou no verdadeiro tabernáculo, vv. 11 e 24
3. Porque ofereceu o seu próprio sangue inocente, v. 12; Hebreus 12:24
4. Porque efetuou eterna redenção, v. 12
II. Qualificações do único mediador
1. Ele é mediador da nova aliança, v, 15; Hebreus 12:24
2. Ele se ofereceu a si mesmo pelo Espírito eterno, v. 14
3. Ele é mais sublime que os céus, Hebreus 7:26
4. Ele alcançou ministério mais excelente. Hebreus 8:6
III- Provisões do único mediador
1. Ele purifica das obras mortas, v. 14
2. Ele nos limpa pela sua palavra, João 15:3
3. Ele nos prepara para servir a Deus, v, 14
4. Ele nos oferece a promessa da herança eterna, v. 15
Conclusão:
O único mediador entre Deus e os homens é o próprio Filho unigênito do Pai, que este enviou ao mundo para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Só Jesus pode salvar perfeitamente os que por meio dele se chegam ao Pai.
       
TEXTOS EXTRAÍDOS DA BÍBLIA SAGRADA - NVI


Hebreus 9
11 Quando Cristo veio como sumo sacerdote dos benefícios agora presentes, ele adentrou o maior e mais perfeito tabernáculo, não feito pelo homem, isto é, não pertencente a esta criação.
12 Não por meio de sangue de bodes e novilhos, mas pelo seu próprio sangue, ele entrou no Santo dos Santos, de uma vez por todas, e obteve eterna redenção.
13 Ora, se o sangue de bodes e touros e as cinzas de uma novilha espalhadas sobre os que estão cerimonialmente impuros os santificam, de forma que se tornam exteriormente puros,
14 quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu de forma imaculada a Deus, purificará a nossa consciência de atos que levam à morte, para que sirvamos ao Deus vivo!
15 Por essa razão, Cristo é o mediador de uma nova aliança para que os que são chamados recebam a promessa da herança eterna, visto que ele morreu como resgate pelas transgressões cometidas sob a primeira aliança.
1 Timóteo 2
5 Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus,
Salmo 2
8 Pede-me, e te darei as nações como herança e os confins da terra como tua propriedade.
Hebreus 12
24 a Jesus, mediador de uma nova aliança, e ao sangue aspergido, que fala melhor do que o sangue de Abel.
Hebreus 7
26 É de um sumo sacerdote como este que precisávamos: santo, inculpável, puro, separado dos pecadores, exaltado acima dos céus.
Hebreus 8
6 Agora, porém, o ministério que Jesus recebeu é superior ao deles, assim como também a aliança da qual ele é mediador é superior à antiga, sendo baseada em promessas superiores.
João 15
3 Vocês já estão limpos, pela palavra que lhes tenho falado.


Postar um comentário