Conferencista Edimilson Garcia

quinta-feira, 26 de maio de 2011

A BIBLIA E A IDOLATRIA


A BÍBLIA E A IDOLATRIA
João 17:3 e 1 João 5:21

Introdução:
Milhões de pessoas no mundo praticam a idolatria, às vezes porque ignoram a verdade ou às vezes porque o deus deste mundo as cegou. Por isso resolvemos analisar a idolatria à luz da Palavra de Deus. O que significa "idolatria"? "Idolatria" é o ato de prestar culto a criaturas ou objetos. É tudo aquilo — pessoas ou coisas — que indevidamente recebe a nossa devoção ou adoração.
I- O que Deus diz acerca da idolatria
1. O ídolo não deve ser adorado. Êxodo 20:4-6
2. O ídolo traz maldição divina a quem o faz, Deuteronômio 27:15
3. O ídolo embrutece os que o fazem, Salmo 115:8
4. O ídolo é mentira. Jeremias 10:14
II. O que Jesus e os apóstolos dizem acerca da idolatria
1. Devemos adorar a Deus em Espírito e em verdade, João 4:24
2. Devemos conhecer o Pai como o único Deus verdadeiro, João 17:3
3. Devemos conhecer a Jesus como o único caminho e porta, João 14:6; 10;9
4. Devemos orar apenas em nome de Jesus, João 15:16; 16.23
5. Devemos servir somente a Deus, Atos 17;25
6. Devemos fugir da idolatria, l Coríntios 10:14
7. Devemos guardar-nos dos ídolos, l João 5:21
III. Sete motivos por que Deus aborrece a idolatria
1. Porque Deus não compartilha a sua glória, Isaias 42:8
2. Porque só o sangue de Jesus nos leva a Deus, Hebreus 10:19
3. Porque nem Maria, nem os apóstolos e ninguém mais podem salvar, Hebreus 7:25; 7:28; 4:1; l Timóteo 2:5
4. Porque só Jesus é o caminho, João 14:6; Atos 4:12
5. Porque Jesus possui toda autoridade, Mateus 28:18
6. Porque há um só Senhor, 1 Coríntios 8:6; Atos 2:36; Lucas 2:11
Conclusão:
Deus aborrece tanto a idolatria que preparou o lago de fogo também para os idólatras, Apocalipse 21:8.
      
TEXTOS EXTRAÍDOS DA BÍBLIA SAGRADA - NVI


João 17
3 Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.
1 João 5
21 Filhinhos, guardem-se dos ídolos.
Êxodo 20
4 “Não farás para ti nenhum ídolo, nenhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra, ou nas águas debaixo da terra.
5 Não te prostrarás diante deles nem lhes prestarás culto, porque eu, o SENHOR, o teu Deus, sou Deus zeloso, que castigo os filhos pelos pecados de seus pais até a terceira e quarta geração daqueles que me desprezam,
6 mas trato com bondade até mil geraçõesa aos que me amam e obedecem aos meus mandamentos.
Deuteronômio 27
15 “ ‘Maldito quem esculpir uma imagem ou fizer um ídolo fundido, obra de artesãos, detestável ao SENHOR, e levantá-lo secretamente’. Todo o povo dirá: ‘Amém!’
Salmo 115
8 Tornem-se como eles aqueles que os fazem e todos os que neles confiam.
Jeremias 10
14 Esses homens todos são estúpidos e ignorantes; cada ourives é envergonhado pela imagem que esculpiu. Suas imagens esculpidas são uma fraude, elas não têm fôlego de vida.
João 4
24 Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade”.
João 17
3 Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.
João 14
6 Respondeu Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.
João 10
9 Eu sou a porta; quem entra por mim será salvo. Entrará e sairá, e encontrará pastagem.
João 15
16 Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça, a fim de que o Pai lhes conceda o que pedirem em meu nome.
João 16
23 Naquele dia vocês não me perguntarão mais nada. Eu lhes asseguro que meu Pai lhes dará tudo o que pedirem em meu nome.
Atos 17
25 Ele não é servido por mãos de homens, como se necessitasse de algo, porque ele mesmo dá a todos a vida, o fôlego e as demais coisas.
1 Coríntios 10
14 Por isso, meus amados irmãos, fujam da idolatria.
Isaías 42
8 “Eu sou o Senhor; este é o meu nome! Não darei a outro a minha glória nem a imagens o meu louvor.
Hebreus 10
19 Portanto, irmãos, temos plena confiança para entrar no Santo dos Santos pelo sangue de Jesus,



Hebreus 7
25 Portanto, ele é capaz de salvar definitivamente aqueles que, por meio dele, aproximam-se de Deus, pois vive sempre para interceder por eles.
28 Pois a Lei constitui sumos sacerdotes a homens que têm fraquezas; mas o juramento, que veio depois da Lei, constitui o Filho perfeito para sempre.
Hebreus 4
1 Visto que nos foi deixada a promessa de entrarmos no descanso de Deus, que nenhum de vocês pense que falhou.
1 Timóteo 2
5 Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus,
Atos 4
12 Não há salvação em nenhum outro, pois, debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos”.
Mateus 28
18 Então, Jesus aproximou-se deles e disse: “Foi-me dada toda a autoridade nos céus e na terra.
1 Coríntios 8
6 para nós, porém, há um único Deus, o Pai, de quem vêm todas as coisas e para quem vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, por meio de quem vieram todas as coisas e por meio de quem vivemos.
Atos 2
36 “Portanto, que todo o Israel fique certo disto: Este Jesus, a quem vocês crucificaram, Deus o fez Senhor e Cristo”.
Lucas 2
11 Hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor.
Apocalipse 21
8 Mas os covardes, os incrédulos, os depravados, os assassinos, os que cometem imoralidade sexual, os que praticam feitiçaria, os idólatras e todos os mentirosos  — o lugar deles será no lago de fogo que arde com enxofre. Esta é a segunda morte”.
Postar um comentário